Sábado -  22 de Maio, 21.00

Vigília de Oração - Juventude Mariana Vicentina


RITOS INICIAIS:

C/. Deus, vinde em nosso auxílio.

A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

C/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

A/. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.



INTRODUÇÃO:

Esta noite estamos aqui reunidos junto a Maria, nossa mãe, para rezarmos...Não estamos aqui por acaso, estamos porque aceitámos o convite de alguém, estamos porque um amigo nos chamou, estamos porque ouvimos o anúncio na missa do passado domingo... Mas estamos aqui porque, acima de tudo, soubemos dizer Sim, como fez Maria.

Com toda a simplicidade, trazemos ainda as preocupações desta semana que colocamos no regaço de Nossa Senhora. "Maria está sempre ali, com a sua ternura maternal. As orações que lhe dirigimos não são vãs. Mulher do "sim", que aceitou prontamente o convite do Anjo, responde também às nossas súplicas, ouve as nossas vozes, até aquelas que permanecem fechadas no coração, que não têm a força para sair, mas que Deus conhece melhor do que nós", relembra-nos Papa Francisco, buscamos o seu exemplo de vida, de fé e de entrega total ao Senhor.

Quantas vezes não ignoraste estas vozes "que não têm a força para sair, mas que Deus conhece melhor do que nós"? Quantas vezes não seguiste o caminho que Deus te convidou a seguir por medo? Tal como tu, Maria também teve medo... Mas esse medo não a impediu de acreditar. Maria confiou e Deus deu-lhe força para continuar e hoje é exemplo para todos nós e inspira-nos a seguir o caminho do Senhor.

Esta noite é uma noite especial: estamos no mês de maio, mês de Maria, por isso lhe suplicamos o dom da fé, e por isso repetimos sem cessar "Eu acredito, Maria, mas aumenta a minha fé". Sabemos que Maria em Fátima fez um apelo insistente: "Rezai muito!"

Ao longo desta celebração, vamos ser convidados a refletir, com Maria, olhando para a nossa vida à imagem da sua vida. E vamos preenchendo cada uma das pétalas da nossa flor.

Vamos dar início à nossa vigília, sem distrações, sem telemóveis, sem ruídos que nos afastem de Ti, Maria nossa mãe. Vamos rezar com Maria, entregando-Lhe todos os momentos da nossa vida, a nossa família e a nossa comunidade.

Cantemos...



Cântico:

Vim aqui, ó Virgem Mãe

Sem saber, o que dizer

Eu olhava a Tua imagem

Não a conseguia ver

Sentei-me e assim fiquei

Em silêncio a pensar

Senti descer, ó Mãe

Sobre mim, o Teu olhar

Foi então que eu comecei

Com alegria a rezar



1.º Momento - CONVITE


Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,30-33):

Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».



Meditação: "Cada um de nos é chamado a fazer algo..."

Pensar em Maria é ter presente uma Mãe que se entrega livremente ao plano de Deus sem receio. Todos nós, como batizados, somos chamados a dar testemunho e a evangelizar. Dar testemunho da nossa fé corresponde a não nos determos perante as adversidades, a falta de tempo, a preguiça e até a vergonha. Todos nós somos chamados a dizer o sim de Maria com convicção e em cada ambiente que frequentamos: na família, construindo uma pequena igreja doméstica, na escola, na comunidade, assumindo uma missão específica. De variadas formas podemos ser fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os caminhos. Como tem sido a minha entrega nesta missão? Digo com facilidade: "Sim, aqui estou"? Assumo as tarefas a que sou chamado com disponibilidade e sem desculpas?



Dinâmica: Pensemos agora naquilo a que somos chamados a concretizar e escrevemos numa das pétalas da flor uma das várias vezes em que nos sentimos chamados a fazer algo, que que fomos convidados a dizer "sim" como Maria.



Momento de silêncio (música de fundo)

Prece: Rezemos por todos os que ainda não encontraram a sua vocação para que se encontrem e consigam ter a coragem de seguir o seu caminho a que Deus os chama.

Pai-nosso

10 Ave-maria

C/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

A/. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

C/. Ó Maria concebida sem pecado,

A/. Rogai por nós que recorremos a Vós.

C/. Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,

A/. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.



Cântico:

Maravilhas fez em mim

Minh'alma cana de gozo

Pois na minha pequenez

Se detiveram seus olhos

E o Santo e Poderoso

Espera hoje por meu sim

Minha alma canta de gozo

Maravilhas fez em mim

Maravilhas fez em mim

Da alma brota o meu canto

O Senhor me amou

Mais que aos Lírios do campo

E por seu Espírito Santo

Ele habita hoje em mim

Que não pare nunca este canto

Maravilhas fez em mim




2.º Momento - INCERTEZA


Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,34):

Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?».

Meditação: "Porque não faço aquilo que sei que devo fazer..."

Existem muitas obstáculos que nos impedem de caminhar. Sabemos qual a missão, mas, no momento de darmos o passo, algo nos paralisa. Maria também receou, e na pergunta que faz ao anjo coloca toda a sua dúvida. Quantas vezes na minha vida também me questiono? "Como será isso? Como ultrapassarei esta doença? Como vou passar naquele exame? Como terei tempo para acolher aquele amigo que precisa de mim? O medo e a dúvida paralisam-nos. No mapa da nossa vida, teimamos em não percorrer a estrada que nos conduz ao bem e que nos faz semear o amor. Nesta noite Maria, confio-te os meus receios, hesitações e dúvidas. Sei que Tu sabes quais são.



Dinâmica: Na flor, na pétala seguinte, escrevemos o principal motivo de não nos sentirmos capazes de cumprir com o que somos chamados a fazer.



Momento de silêncio (música de fundo)

Prece: Rezemos para que não nos deixemos levar pelo medo e para que consigamos sempre superar os obstáculos.

Pai-nosso

10 Ave-maria

C/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

A/. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

C/. Ó Maria concebida sem pecado,

A/. Rogai por nós que recorremos a Vós.

C/. Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,

A/. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.



Cântico:

Mãe, olha para mim

Guarda o meu Sim, neste novo dia

Como Tu, quero-me entregar

Ensina-me a rezar: Avé Maria!

Coloca Tuas mãos sobre meus olhos

De Mãe que filho adormece;

Fixa sobre mim o Teu olhar,

Escuta, Virgem Mãe, a minha prece



3.º MOMENTO - FORÇA


Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,35-17):

O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível».


Meditação: "Como Deus nos dá força para continuar..."

Constantemente nos deparamos com este medo de continuar, mas ainda assim não devemos perder a esperança, devemos seguir o exemplo de maria e ter fé. A fé é o fundamento da esperança e uma certeza a respeito do que não se vê. O anjo Gabriel relembra Maria de que quando se entrega a vida a Deus, não há razão para temor, pois para Deus nada é impossível. Ao aperceber-se disto Maria sente-se pronta a aceitar o desafio que lhe é proposto deixando para trás as suas inseguranças e demonstrando uma fé inabalável. Ela compreende que o segredo da vida está para além de nós. Acreditando que não há impossíveis e acreditando que Deus nos protege, ficamos fortes e corajosos, como Maria. Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a ter fé e a ultrapassar os nossos medos e tudo aquilo que nos impede de seguir pelo caminho que Deus tem para nós.



Dinâmica: Quantas vezes sentiste este empurrão de Deus? Aproveita este momento para pensar em todas as vezes que te sentiste encorajado por Deus (por ação de Deus) e escreve na pétala seguinte a que mais te marcou.


Momento de silêncio (música de fundo)

Prece: Rezemos para agradecer esta força, a do Espírito Santo, que se faz sempre presente na nossa vida, como na vida de Maria, para que nos ajude a continuar a partir ao encontro.

Pai-nosso

10 Ave-maria

C/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

A/. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

C/. Ó Maria concebida sem pecado,

A/. Rogai por nós que recorremos a Vós.

C/. Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,

A/. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.


Cântico:

Fazei o que ele vos disser.

Fazei o que ele vos disser. (Bis)

Como posso pensar

Que às vezes o amor pode não voltar.

Sentindo o vento soprando

Pelas mentiras do meu olhar.

Mas há alguém,

Que velando me espera,

Velando sem cessar.

Nesta grande loucura que sempre foi cá estar



4.º Momento - AMEN


Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,38):

Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Meditação: "Dizer sim, como Maria"

Maria foi sempre contra a corrente, nunca desanimou, ouviu muitas vezes "não tenhas medo", por parte do Anjo, da sua prima Isabel, de José, e depois do próprio Jesus. No entanto, estas palavras normalmente, estavam acompanhadas por uma promessa de confiança do estilo "porque Eu estou contigo" ou "o Senhor está contigo"! Assim Maria confiou plenamente e deu o seu sim radical a Deus.

Quem ensinaria Jesus a fazer a vontade do Pai? Só poderia ter sido Maria. Maria e José, a humilde família de Nazaré ensinaram tudo a Jesus, inclusive a procurar Deus desde uma sensibilidade particular para descobrir qual era o projeto do Pai. Deus tem um projeto pessoal e intransferível para cada pessoa, que pode a qualquer momento confundir os nossos planos para o futuro.


Dinâmica: Relembra agora os momentos em que, como Maria, disseste sim e escreve na pétala seguinte uma palavra que descreva o que sentiste ao fazê-lo.


Momento de silêncio (música de fundo)


Prece: Rezemos para que Deus ocupe o primeiro lugar na nossa vida e para que tenhamos força para dar força ao nosso sim.

Pai-nosso

10 Ave-maria

C/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

A/. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

C/. Ó Maria concebida sem pecado,

A/. Rogai por nós que recorremos a Vós.

C/. Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,

A/. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.


Cântico:

1. Quero ser como tu, como tu, Maria.

Como tu, um dia, como tu, Maria!

2. Quero servir Jesus...

3. Quero dizer meu "Sim"...

4. Quero amar Jesus...

5. Quero amar o irmão...



5.º Momento -AÇÃO


Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,41-49):

Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então:

«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.


Meditação: "Sermos servos, como Maria..."

Maria, aquela que é "cheia de graça", escolhida para ser a Mãe de Jesus, Nosso Senhor, realiza uma longa viagem para ficar com Isabel e cuidar dela nos últimos dias da sua gravidez. Com este gesto de Maria somos convidados para também nos colocarmos como servos. Ser servo de Deus é uma grande dignidade, por isso Nossa Senhora convida-nos a colocarmo-nos ao serviço do Senhor e dos nossos irmãos. E tal como dizia S. Vicente Paulo: "Nunca se tem Deus como Pai, se não se tem Maria como Mãe".


Dinâmica: Como Maria pomo-nos ao serviço de Deus e da Comunidade. Escreve qual a tua forma de te pores ao serviço e de te entregares como servo.


Momento de silêncio (música de fundo)


Prece: Rezemos para que sejamos capazes de nos pôr ao serviço do Pai e dos nossos irmãos para que sejamos capazes de ser servos como Maria.

Pai-nosso

10 Ave-maria

C/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

A/. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

C/. Ó Maria concebida sem pecado,

A/. Rogai por nós que recorremos a Vós.

C/. Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,

A/. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.


Cântico:

Tantas coisas nesta vida

Nos oferecem plenitude

E não são mais que mentiras

Que desgastam a inquietude

Tu encheste a minha vida

Ao querer-me de verdade

Eu queria boa mãe amar-te mais

No silêncio escutavas

A palavra de Jesus

E fazias tom de vida

Meditando em Teu interior

A semente que caiu

Já germina, já está em flor

Com o coração em festa, cantarei

Avé Maria, Avé Maria

Avé Maria, Avé Maria


Três Ave Marias:

Rezemos esta primeira Ave-Maria para que não tenhamos medo de dizer sim com confiança. Ave-maria

Rezemos esta Ave-Maria para sejamos capazes de aceitar e cumprir com o que somos chamados. Ave-maria

Rezemos a última Ave-maria para dar força a todos aqueles que não são capazes de dizer sim para que Maria os guie. Ave-maria


Salve Rainha:

Salvé Rainha,

Mãe de misericórdia,

Vida, doçura e esperança nossa, Salvé.

A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva,

A Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas,

Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos,

Misericordiosos a nós volvei.

E depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre.

Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria,

Rogai por nós Santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Consagração a Nossa Senhora:

Ó Senhora minha, ó minha Mãe

Eu me ofereço todo a Vós

E em prova da minha devoção para convosco

Vos consagro neste dia e para sempre

Os meus olhos, os meus ouvidos,

a minha boca, o meu coração

E inteiramente, todo o meu ser (Bis)

E porque assim sou Vosso, ó incomparável Mãe

Guardai-me e defendei-me

como coisa e propriedade vossa.



MONIÇÃO FINAL:


No passado dia 13 de maio, junto à capelinha das aparições, pudemos escutar o Cardeal D. José Tolentino que nos exortou a que neste mundo fatigado por esta travessia pandémica que ainda dura, e que pede vigilância e responsabilidade, não tenhamos apenas fome e sede de normalidade: precisamos de novas visões, de outras gramáticas, precisamos de arriscar, ter sonhos. Ou seja, deixou-nos claramente um recado que podemos, esta noite, gravar no coração: em vez de ter medo, tenhamos sonhos. Descubramos que Deus é aliado dos nossos sonhos mais belos. Ousemos sonhar um mundo melhor. Sintamos que o futuro depende da qualidade e da consistência dos nossos sonhos.

Olha para a tua flor e relembrando os momentos desta vigília escreve "sim" no centro. Quando te sentires pronto, cola a tua flor no vaso/jarro para formarmos um grande ramo e oferecer à nossa mãe.


Cântico durante a entrega das flores:

No silêncio alguém falou:

"Avé tu Maria és de Deus."

E Maria respondeu:

"Eis-me aqui Senhor, os meus sonhos são os teus."

És a praia ao acordar, tela branca onde o pintor

Pôde sonhar e até criar um quadro seu.

Quando o raio da manhã

Entra em casa e, devagar,

No silêncio nasce a cor.

E nos teus braços

Jesus em paz sorriu, ó Mãe.

P'las montanhas de Judá corres,

Campos verdes tudo em flor.

Escuta amiga o que Deus fez,

Minha alma dança em festa,

É tão grande o Senhor.

Refrão

Entre a gente, à beira-mar,

Escutas o Profeta a falar.

Guardas no teu coração

Cada gesto, cada imagem e Ele pára p'ra te olhar.

Junto à cruz, sem entender,

Esperas; mar cinzento, vendaval.

E então Jesus segredou:

"São Teus filhos, Mãe; tens agora uma missão."


ORAÇÃO CONCLUSIVA:

Ó Maria, que peregrinas connosco, no caminho da fé:

«Feliz és Tu, porque acreditaste»!

Para Ti nos voltamos, ó Maria,

para Te pedir que sustentes,

guies e aumentes a nossa fé

de cansados peregrinos!

Ajuda-nos a ver o que não vemos,

a acolher e a descobrir o Deus vivo,

que vive e cresce dentro de nós

como cresceu em teu seio virginal.

Dá-nos, ó Maria, a tua graça

e a tua alegria de levar Jesus, o Teu filho, a todos,

de O mostrar a toda a gente,

sobretudo aos que mais esperam de nós

o testemunho audaz e feliz da fé,

nossa companheira de vida.

A Ti, Mãe de Deus, feliz porque acreditaste

nos entregamos de coração inteiro,

e Te confiamos este tempo de graça,

que torne mais bela e mais forte a nossa fé !


RITOS FINAIS:

C/. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

A/. Ámen.

C/. Bendigamos ao Senhor.

A/. Graças a Deus.


Cântico:

Pai! Quero ser,

Transparência de Maria minha mãe. (bis)

Ser unidade e alegria,

Espalhando ao redor só paz e bem. (bis)

Eu serei como Maria,

Levando o mundo inteiro para Ti.

Esta é a minha vocação

Que um dia livremente eu assumi


© 2022 STA

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora